Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus - O Livro

Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus. 

Este trabalho traz um pedacinho do Centro Histórico de Manaus, dos seus espaços públicos, especialmente das obras pictóricas e escultóricas que podem ser vistas ao caminhar pela cidade. E que, por isso mesmo, também podem passar despercebidas no grande fluxo do centro comercial e do trânsito de pedestres e carros nas ruas e avenidas. Eu caminhei por todas as ruas do Centro de Manaus, procurando peças, anotando, medindo, fotografando, viajando no tempo para descobrir segredos. Depois viajei para dentro do Arquivo Público e da Biblioteca Pública do Amazonas para descobrir que as obras catalogadas são datadas de 1882 a 1995. Descobri que a maioria foi trazida da Europa, que faziam parte de um grande projeto de embelezamento dos logradouros públicos da cidade. Conversei com pessoas nas praças (vendedores, prostitutas, lavadores de carros...), todos que usavam os espaços e tinham algo a dizer sobre as praças, especialmente a Praça Dom Pedro II.

Na época que comecei a pesquisa, em 1997, a Prefeitura já havia mudado do Paço Municipal e as pessoas lamentavam que o lugar já tivesse ficado esquecido em tão pouco tempo. Descobri segredos daquela gente toda, ou pelo menos, ouvi as histórias que eles me contaram. Na época não registrei essas histórias, apenas falei sobre as obras. Mas nenhuma delas via as obras de forma isolada ou descontextualizada do espaço todo da praça. O espaço para elas era o todo, a praça, as obras, o entorno, as pessoas e tudo o que funcionava ali. Qualquer mudança afetava diretamente toda essa complexa teia de relações. É isso que constitui a obra de arte em espaço público, na moderna teoria da arte: a peça e seu entorno são uma obra só.

É esse pensamento que percorre cada uma das 220 páginas do livro, entre descrições e imagens. Procurei registrar aspectos da história da cidade de Manaus através de seus objetos artísticos e do significado que eles podem ter. Para mim, é uma relação de mais de 10 anos que continua surpreendendo o meu olhar. E eu estou muito feliz em poder compartilhar essas histórias com mais pessoas!




Os livros saindo da caixa

AGENDA DE LANÇAMENTO

Dia 07 de março - FUCAPI - II Congresso de Design do Amazonas
Dia 30 de março - Livraria Valer, Centro
Dia 12 de abril - UFAM


Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus
Contatos:
nasci.eva@gmail.com

Comentários